segunda-feira, 31 de março de 2008

A Catedral de Nampula

Situada no centro da cidade e no ponto mais alto desta, fica a Catedral de Nampula - Catedral de Nossa Senhora de Fátima - cujo projecto é do arquitecto Raul Lino. A respeito desta Catedral copiei da "Comunidade de Nampula" o texto de um guião que acompanhou uma exposição de templos dedicados a N. Sra. de Fátima:

Catedral de Nossa Senhora de Fátima
Mãe da Paz
Local: Nampula
Diocese: Nampula
Foi a primeira Catedral do mundo dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Foi sagrada no dia 23 de Agosto de 1956, pelo Cardeal D. Teodósio Clemente de Gouveia. Em 1984 quando a guerra atingiu a província de Nampula, onde a violência era intolerável, iniciou-se na Catedral, às sextas-feiras, a celebração da paz. Nessa mesma altura foi feito um voto no sentido de acrescentar ao título da Catedral de Nossa Senhora de Fátima a invocação "Mãe da Paz". Mais tarde, em 1992 assinado o Acordo Geral da Paz, tal como o prometido, passou a denominar-se Catedral de Nossa Senhora de Fátima, Mãe da Paz, em 7 de Julho de 1993.


Subindo a avenida que passa em frente à Catedral, uma primeira foto da Catedral.Esta é a vista actual que se tem ao entrar pela nave central. "Desapareceram" os candeeiros, os púlpitos e sei lá mais o quê...
...mas por volta de 1965 era assim... (postal da época)
...aspecto que se mantinha em 1972...
...de costas para o altar, uma foto para a entrada principal.
Vista para o altar"Grande plano" do quadro central Ao centro, à frente desta pintura (que na altura não existia, havia um imenso cortinado azul...) ficava esta imagem da padroeira (estou a falar dos anos 60! ver postal postado mais acima)......que agora está colocada, à direita, num altar lateral.
Vista para o lado esquerdo, com a pia baptismal em primeiro plano...
O quadro que se vê à esquerda na foto anteriorSubindo a uma das torres tem-se esta vista para a cúpula central......e esta para a outra torre......por aqui se vai mais acima, à cúpula da torre!
Pormenor dum dos sinos, com indicação da data do seu fabrico - 1956.
Nesta subida à torre, um "objecto" que poucos conhecem... o mecanismo que acciona o relógio e faz os sinos tocar de 15 em 15 minutos... há mais de 50 anos!Antes de terminar, três fotos de outros tantos magníficos vitrais e......duas fotos (copiadas da Net) tiradas no início da construção da Catedral
 
E, finalmente, a Catedral vista do novo centro comercial

Ir para o Índice .

1 comentário:

Artur S. S. Senhor disse...

Boa tarde. Também faço pesquisas sobre a catedral e achei muito interessante o seu blog por conter imagens muito expressa e relevantes. Gostaria de pedir um especial favor:
1. Criar um link no meu blog ao seu;
2. Usar parte das imagens do seu blog ao meu trabalho de pesquisa

saudações!