segunda-feira, 21 de abril de 2008

O Palácio dos Capitães-Generais

No Largo de S. Paulo situa-se o Palácio dos Capitães-Generais, também conhecido como Palácio de S. Paulo ou Palácio do Governador. Construído em 1610 para ser o Colégio dos Jesuítas, foi destruído por um incendio em 1670 e reconstruído em 1674. Com a expulsão dos jesuítas, o palácio foi em 1759 transformado na residência do Governador Geral (ou Capitão-General, daí o seu nome), funções que manteve até 1898 quando a capital da então colónia passou a ser Lourenço Marques (actual Maputo). Passou depois a ser residência do Governador do distrito de Moçambique, até 1935, altura em que a capital do distrito foi mudada para Nampula. Entrou depois em decadência, até que a partir de 1956 passou a receber o presidente de Portugal, seus ministros e outros visitantes ilustres.
Actualmente no palácio funcionam dois museus: no rés do chão é o Museu da Marinha e no 1º andar (antiga residência) o Museu-Palácio de S. Paulo (artes decorativas), neste se encontra exposta, entre outros "artigos" de interesse, uma das maiores colecções do mundo de mobiliário indo-português. Anexa ao palácio a pequena, mas rica, igreja de S. Paulo.
Este conjunto (palácio, museu, igreja) está bastante bem cuidado (é a excepção ao que refiro num outro post), ...mas já estava assim há quatro anos.
O Largo de S. Paulo, Vasco da Gama, o palácio e a igreja
O "átrio"Os dois candeeiros, a meio das escadasDurante a visita ao museu não me autorizaram fotografar, pelo que as cinco fotos que mostro a seguir são as que tirei há quatro anos... mas não há diferenças significativas.
Sala de jantar
Cozinha
Mobiliário indo-português (aquando desta minha última visita o balde já lá não estava...)
Relativamente a esta poltrona de palhinha (ou outra semelhante que aqui estava) contaram-me (confirmei depois esse "acontecimento" algures na Net) que em 1975, quando Samora Machel aqui dormiu (o quarto fica à esquerda) a caminho da capital, um seu guarda-costas sentou-se e "rebentou" com a poltrona, o que terá depois levado a que fosse decretada a transformação do palácio em museu, para assim se preservar o seu rico recheio.
Na igreja já era permitido tirar fotos. Eis a maravilhosa igreja de S. Paulo!Quer o retábulo (dourado), quer o púlpito (madeira policromada) são obras executadas na India no século XVII. Lindíssimas!
O retábulo
Pormenor do retábulo
O púlpitoPormenores do púlpito (alguém me saberá indicar o nome dos santos "retratados", para além do S. Pedro?)S.PedroE, antes de sair, o baptistério e a pia baptismal

Já fora do museu uma outra vista do palácio

Ir para o Índice .

2 comentários:

Anónimo disse...

Visitei a ilha e também o palácio em finais de 1972. Curioso que na altura havia umas "pantufas" que eram calçadas aos visitantes para o soalho lindíssimo não ser danificado! Felizmente parece-me que tudo está preservado, ao contrário do que se vê do resto da ilha. As fotos que tirei são a preto e branco e de menor qualidade.
Um muito obrigado pelas recordações que me são proporcionadas.
João G.Marques

Rui Oliveira disse...

Estimado bloguista. Na pesquisa que efetuei, acerca da identificação das imagens da capela, atrevo-me a adiantar a seguinte:
Imagem com santo com chaves: S. PEDRO.
Imagem com santo com espada e livro: S. PAULO.
Imagem com jesuíta com livro: S. INÁCIO LOYOLA (fundador da Companhia de Jesus).
Imagem com Menino com dois dedos em bênção e, na mão esquerda, o mundo: DEUS-MENINO.
Imagem com Santo paramentado, de sobrepeliz e estola: SANTO ANTÓNIO.
Imagem com Santo com caravela e corvo: S. VICENTE (padroeiro de Lisboa).
Imagem com Santo, com hábito jesuíta: S. FRANCISCO XAVIER.