domingo, 8 de junho de 2008

"Corroah"(*) Nampula!

(*) Corroah = Adeus (em macua, língua local)
O meu passeio pelo norte está a terminar. O avião para Maputo, com escala na Beira, partia às 7 horas da manhã. A ida para o aeroporto teve de ser cerca de hora e meia mais cedo. Choveu toda a noite, mas a temperatura estava elevada e a evaporação era forte.
A gare do Aeroporto Internacional de NampulaDo piso superior uma vista para a pista e para as serras ao longe......da parte da frente uma vista para a Serra da Mesa......e outras serras.O Boeing 737, baptizado Pemba (por coincidência o mesmo que me trouxe ao Norte), que me transportou de regresso ao SulLogo ao levantar uma vista para as casas mais perto do aeroporto, vendo-se em primeiro plano o depósito de abastecimento de água aos caminhos de ferroA seguir uma sequência de fotos tiradas enquanto o avião sobrevoava Nampula, ganhando altura (à direita o estádio do Ferroviário, ao centro o "Palácio das Repartições" e à esquerda o depósito de abastecimento de água à cidade e início da "zona industrial")......o centro da cidade (à direita as oficinas dos caminhos de ferro)...
...o centro da cidade em três fotos...
...duas fotos da "zona industrial"...
...e uma das muitas serras que circundam Nampula vista de cima.
Para ver Nampula 1972/2008
Corroah Nampula!
Até ao meu regresso!

P. S.: A terminar não quero deixar Nampula sem aqui mostrar as capas dos dois primeiros números do Forum Macua, o "jornal dirigido para as comunidades de Niassa, Cabo Delgado e Nampula espalhadas pelo mundo" e...
...as capas de dois dos cadernos já publicados.
Para informações e/ou assinar contactem o e-mail jornal.forum.macua@gmail.com

Ir para o Índice .

3 comentários:

Anónimo disse...

Magnifico. Parabéns

Unknown disse...

ESTA DE PARABENS A PESSOA QUE FEZ ESTE BONITO TRABALHO.E ESTOU MTO FELIZ POR REVER A TERRA ONDE EU NASCI E CRESCI.

Unknown disse...

Dos 53 anos de vida que tenho,vivi dos 11 aos 18 na bela cidade de Nampula! Não consigo conter as lágrimas... ao recordar através destas fotos e textos, os meus áureos tempos de juventude, vividos precisamente nessas avenidas circundantes da escola, do liceu, da catedral, do ferroviário, ou até mesmo da estrada de Nova Chaves, onde morei, junto ás antigas oficinas da Steia! Apesar de estar muitas vezes com amigos e colegas que viveram comigo esses tempos de outrora, foi com muita nostalgia, e com muita saudade que recordei essas imagens aéreas de Nampula! Também vi essa bela cidade do ar, muitas vezes, pois o meu pai trabalhava numa empresa de táxis aéreos que havia junto ao aeroporto! Bem hajam por terem colocado aqui esta verdadeira JOIA da beleza e cultura moçambicana! São pessoas como vós,que gravam para sempre no tempo e no espaço as memórias do melhor que levamos das nossas vidas!
Viva Nampula! Viva Moçambique! Vivam todos os que amam aquela terra, quer sejam naturais de lá ou de qualquer outro lugar do mundo!
Um abraço para todos vós, deste "meio" macua que estudou em Nmpula vitorferreira22@hotmail.com