Aos domingos, desde há muitos anos, em Nampula todos os caminhos vão dar à Feira do Pau Preto! Começou por se realizar no jardim em frente à Catedral no início dos anos 60 do século passado e nessa altura na feira quase só se encontravam artigos em pau preto, pau rosa, pau ferro, marfim e pouco mais...
Depois (não sei a partir de quando, mas em 2000 já aqui se realizava) a feira passou a realizar-se nos terrenos que ficam em frente do Pavilhão do Ferroviário, e aqui, para além do pau preto, passou a comercializar-se tudo, mesmo tudo! Camas, arcas, colchões, panelas, roupa, sapatos, fardas para as escolas, cestaria, portas, janelas, pilhas, ferramentas, vídeos, rádios, capulanas, rendas, CD's, mobílias,... e, claro, pau preto!
Mais recentemente a feira passou a realizar-se nos terrenos junto ao estádio e na Av. Eduardo Mondlane (antiga José Cabral). Nesta avenida a feira começa praticamente no Museu e vai por aí abaixo até acabar a via dupla asfaltada, ocupando o passeio do lado esquerdo de quem desce, grande parte do passeio central e envolvendo mais ou menos metade da área que circunda o estádio.
Vindo do bairro que fica atrás do Museu aproximo-me da feira...
...já em plena feira...
...e vista tirada da Av. Eduardo Mondlane.
Descendo a avenida, em frente ao Sporting...
... junto ao cinema Moçambique...
... em frente à Escola Secundária (antigo Liceu Gago Coutinho)...
... pela avenida abaixo (a Serra da Mesa ao fundo)...
... e quase no fim da dupla faixa da avenida.
Aqui tudo (ou quase tudo) se vende: mobílias,...
...camas,...
...colchões,...
...panelas de alumínio fundido, fogões a carvão,...
...roupas,...
...mais roupas,...