Dia quente em Maputo! Vamos refrescar-nos um pouco viajando até à barragem dos Pequenos Libombos no rio Umbeluzi. Mas atenção, vamos só apanhar o fresco, pois na barragem não é permitido nadar, nem barcos a motor. A barragem, que alaga cerca de 38 Km2, constitui actualmente a principal fonte de abastecimento de água ao Maputo, permite a irrigação de cerca de 13000 hectares, o amortecimento das cheias e a produção, ainda que em pequena escala, de energia eléctrica.
Saindo do Maputo em direcção a Boane encontra-se na Matola esta ponte, muito bem conservada, mas fechada ao transito, pela qual, há dezenas de anos, passei dezenas (centenas?) de vezes!
Antes de Boane duas fotos tiradas na berma da estrada: a primeira de vendedores de fruta (que belas e saborosas papaias, mangas, ananazes,...) e a segunda de uma cena típica - o abastecimento de água fora das grandes povoações.
Já em Boane, bem sinalizada, toma-se uma estrada à esquerda que leva à barragem (na foto de satélite, que mostro a seguir, desenhei a vermelho, mais ou menos, a estrada de acesso e a que foi tomada na volta).
Antes de chegar à barragem mostro alguns edifícios de Boane (as instalações militares mostro-as no regresso!)
Eis-nos no complexo turístico junto à barragem! Para além de um bom restaurante, existe piscina, alojamento e facilidades para conferências para 100 pessoas. Tudo muito verde e refrescante!
Barragem vista de longe e campos cultivados nas imediações.
Vistas da barragem, da descarga de água e do "lago".

Passando a barragem, de volta à estrada principal (Namaacha - Maputo), esta é a placa que nos conduziria à estrada de onde viemos.
Boane, primeiros edifícios das instalações militares.
Porta de armas do quartel de Boane. Por aqui entraram muitos dos meus amigos que fizeram aqui a sua recruta (CSM e COM)! Seguem-se outras instalações militares...


Ir para o Índice .
Ir para o Índice .
6 comentários:
Este passeio á Barragem dos Pequenos Libombos em Boane (10Km.)
foi para quem lá viveu quase toda a vida nesta linda povoação um recordar de coisas boas.Obrigada Amigo por recordar aquela Boane que me viu crescer e ser homem para jamais a esquecer.Kanimambo.
Diabinho
Fiz a 1ª classe em Boane !!!
Assisti a muitas sessões de cinema na Messe de Sargentos.
Vivi no Umbelúzi até + ou - 1968.
Andei no Liceu António Enes.
Cursei Engenharia Química.
Saí de Lço.Marques de Dez 1974.
Manuela Deveza
Também vivi em Boane.Vinhamos p/Lourenço Marques no "machibombo" cinzento p/Liceu Antonio Enes.Regressavamos a Boane pelas dus horas da tarde e no caminho atravessavamos a ponte da Matola e íamos ao restaurante (rapazes colegas)buscar água para as colegas.O autocarro era obrigado a para no Umbeluzi para se ir tirar mangas das árvores.Bons tempos e fratenidade entre todos.Até breve
26-02-2008
Naquela ponte da Matola (em desuso já)fiz em miúdo (11, 12 anos) muitas pescarias de Domingo... levado pelo Fernando Abrunhosa (já falecido... um abraço à Esposa e Filhos!)...
Mais tarde (1973) tenho uma bela foto da minha Cara-Metade, grávida do nosso filho "coca-cola"... também ali a pescar...
Boa, João Taborda! Boas "reportagens" para todos "Nós"!
Um Abração
Muito bela paisagem, é um lugar agradável. Eu fiz uma viagem semelhante, felizmente eu consegui alugar um apartamento muito confortável. Eu acho que o descanso é muito importante para desfrutar de uma viagem.
Kuem tem o numero d um apartamento tipo 2
Enviar um comentário