
A Ilha do Ibo situa-se no arquipélago das Quirimbas, a cerca de 70 quilómetros (
em linha recta) de Pemba (
de avião são cerca de 20 minutos, por terra é quase um dia(!), pois para além dos cerca de 110 quilómetros de picada até Tandanhangue, local onde se pode tomar um barco para o Ibo, há que esperar por marés e ventos...). Nesta ilha situa-se a Vila do Ibo, sede do distrito com o mesmo nome. Fundada em 1761, a povoação foi a primeira capital de Cabo Delgado, tendo atingido o seu auge durante o tempo da escravatura. Aqui se desenvolveu um próspero comércio esclavagista que, quando acabou, levou ao declínio da povoação e à posterior transferência da capital para a então chamada Porto Amélia (actual Pemba) em 1929. A ilha tem à volta de 10 quilómetros de comprimento e 5 de largura e uma população que rondará as 3000 pessoas.
Duas fotos no início desta visita: a primeira uma vista aérea da vila (
em primeiro plano a pista) e a segunda da gare do aeródromo.


Por esta picada se chega à Vila

Entrada na vila

As ruas são largas, não há asfalto, mas o número de viaturas é muito pequeno (
acho que só vi um ou dois carros!...), impera o sossego! Ao fundo o largo principal onde se situa...

...a Igreja de São João Baptista...

...a escola de artes e ofícios...

...o parque infantil e edíficios públicos...

...a escola...

...o jardim e, numa das pontas deste...

...a piscina.

Na maré baixa eis o barco que na foto anterior se via ao longe

...E nesta paz o sol se põe...

Ir para o
Índice .
3 comentários:
Ao visionar "Um passeio pelo Ibo", li que a ilha do Ibo foi a primeira capital do distrito de Cabo Delgado. Os factos documentais mostram que coube essa honra à ilha de Querimba. Há que admita ter sido a ilha de Amisa a primeira capital de Cabo Delgado.
Apreciei rever esta bela e histórica Ilha atraves de seu post. Um abraço e muito obrigado pela "emoção" despertada.
Simplesmente emocionante! Eu conheci pessoalmente a Ilha do Ibo o mês passado, a sua Historia e' contagiante, ao passear pelas suas ruas, lembrei-me muito bem das historias do Tempo Colonial quando era a capital de Cabo Delgado, para la era onde levavam os presos principalmente políticos pela PIDE...e não tinham o bilhete de volta pago...me lembro de como era a vida naquela vila, no momento em que eu ainda não havia nascido ( nasci depois da independência) , me lembro muito bem porque as suas infraestruturas ''falam''...
Enviar um comentário