Vou agora dar uma volta pela área da cidade que fica junto à linha dos caminhos de ferro: o Clube Ferroviário, a estação, o bairro dos caminhos de ferro...
Começo precisamente pela estação. Há mais de 50 anos que se fala na construção de uma gare digna da cidade, mas... continua quase exactamente como quando por aqui passei a primeira vez, tinha eu 7 anos!O asfalto que se vê na foto anterior faz parte da avenida (antiga Av. Pinto Teixeira) que aqui passa, paralela à linha, entrada de quem vem do aeroporto, de Nacala, da Ilha de Moçambique,... Eis duas fotos da avenida: a primeira, mesmo em frente à estação (em frente a esta fica o Clube Ferroviário) e a segunda, mais à frente, já a caminho do aeroporto, no fim do bairro dos caminhos de ferro e no início de uma nova área comercial em desenvolvimento
Do outro lado da avenida a entrada principal do Clube Ferroviário de Nampula......as traseiras, com o bar no 1º andar. Nesta fachada destaco uma particularidade que sempre achei engraçada: as entradas de ar no salão de festas. O ar entra pelas aberturas das letras FERROVIARO no cimo das paredes e do lado de dentro......o ar entra pelos desenho de um comboio (foto do salão de festas, com as frestas de entrada de ar e a ampliação de uma delas).
Um pouco abaixo as piscinas......e o seu bar/restaurante/pista de dança!A terminar de mostrar o Ferroviário, sem dúvida um dos clubes mais ricos de Nampula (ou mesmo o mais rico!) o pavilhão de desportos, por fora e por dentro.Diferentes tipos de habitações no bairro dos caminhos de ferro: a primeira, na antiga Av. Teixeira Pinto, era destinada a funcionários superiores/médios, as outras duas, em ruas interiores, a outros funcionários e o prédio, conhecido como o limoeiro, era destinado a funcionários solteiros ou que aqui vivessem sem família.
A terminar, a estrada que passa, paralela à antiga avenida Teixeira Pinto, do outro lado da linha do comboio, em direcção à represa dos CFM (não tenho fotos desta represa pois, quando lá cheguei, era de noite...)
Ir para o Índice .
Ir para o Índice .
Sem comentários:
Enviar um comentário