quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Rota dos vinhos - II

Enquanto em "Rota dos vinhos - I" mostrei as vinhas, agora vou mostrar as caves. As fotos são de três diferentes empresas.
A primeira a ser visitada foi a Muratie. É uma pequena empresa familiar que se gaba de ter sido uma das primeiras a produzir Vinho do Porto na África do Sul! Paga-se 25 rands (cerca de 2,5 euro) e tem-se direito a provar 5 vinhos diferentes (de um total de cerca de 15, sendo 2 Port) e a ficar com o cálice gravado com o nome da empresa! "Cultiva-se" aqui a teia de aranha!...
A segunda visita foi à KWV, uma das maiores ou mesmo a maior do País! Grande salão de exposições/vendas. Muito bem organizada! Paga-se mais ou menos o mesmo que na Muratie, sem direito a ficar com o cálice, e provam-se 5 vinhos (um deles Port) e um brandy. A prova é acompanhada por um técnico que vai explicando e indicando idade, castas, características,...
Salão de vendas/exposição
Uma das prateleiras com Port
Inicio da visita guiada
Aspecto geral da chamada Catedral, grande armazém onde, para além de aqui estarem numerosos tonéis esculpidos com cenas relacionadas com o vinho e/ou vinha, tem nos topos vitais que filtram a luz e embelezam o local. Neste topo os tons são verdes e no outro os tons são rosa.

Alguns dos tonéis acima referidos

Outro armazém

Vários balseiros que há anos atrás tiveram dentro Vinho do Porto (do verdadeiro), foram desmontados em Vila Nova de Gaia e aqui foram novamente montados. Veja-se na foto seguinte a indicação do tanoeiro!

A terceira visita foi à Fairview. Não visitei as caves, vim aqui para almoçar! E que magnifico almoço! Cozinha de primeira, ambiente 5 estrelas, preço não especulativo! Esta empresa produz vinhos (o tinto que bebi foi óptimo!), queijo (mais de 20 variedades de cabra, vaca e mistura!), azeite, compotas, etc., tudo à venda na loja.

O restaurante e a esplanada
A loja

Ir para o Índice .

Sem comentários: