sábado, 26 de julho de 2008

Dois museus e um parque...

Começo por mostrar o exterior do Museum Africa. A frontaria e na foto seguinte a praça/parque de estacionamento em frente, com dezenas de cabeças esculpidas em madeira.
Seguem-se quatro fotos do interior do Museu.


Já de saída uma vista do museu tirada de cima dum viadutoDe um museu para outro, o Apartheid Museum (Apartheid = vida separada). Primeiro uma vista geral e depois dois pormenores da fachada (nas 7 colunas está escrito: Democracia, Reconciliação, Igualdade, Diversidade, Responsabilidade, Respeito e Liberdade).

No interior do museu não era permitido fotografar, aqui ficam algumas fotos da área envolvente. Na primeira um banco de jardim onde só os brancos se podiam sentar!Seguem-se mais quatro fotos. Na primeira um mural com uma frase de Nelson Mandela que, em tradução mais ou menos livre, diz: Ser livre não é simplesmente cortar as algemas, mas trilhar um caminho que respeita e realça a liberdade dos outros


Em frente ao museu um parque temático - o Gold Reef City - instalado no local onde funcionou uma das primeiras minas de ouro do País e onde se podem ver, para além das diversões próprias de um parque deste género, equipamentos originais das minas e uma reprodução do casario em estilo vitoriano retratando a vida durante o auge da corrida ao ouro no século XIX. A entrada e o mineiro indicando a altura das crianças com direito a redução do preço de entrada.

Os comboios no parque: o primeiro circula para mostrar aos visitantes o parque, os quatro restantes estão "estacionados" para serem vistos pelos visitantes...


Alguns dos equipamentos usados nas minas...


...e as casas em estilo vitoriano que albergam pequenos museus, lojas de recordações, cafés e restaurantes e até um hotel!


Antes de sair uma vista para uma das diversões - a Montanha Russa!
Ir para o Índice .

1 comentário:

Unknown disse...

Eu nasci em Lourenzo Marques, aonde vivi ate' 1974, e nunca encontrei bancos publicos onde so' os brancos podessem sentar.
De facto eu fiz a minha instruc,ao primaria na escola de Joao Bello, no Xai-Xai, sendo eu um dos brancos sentado entre os meus colegas pretos.