domingo, 13 de abril de 2008

De Nampula à Ilha de Moçambique e Chocas (2ª parte)

Saindo do Namialo, já a caminho do Monapo, duas viaturas de transportes...E alguns quilómetros depois a ponte sobre o rio Monapo.No Monapo o "velho" prédio no meio do mato (à excepção dos construídos em Nampula, este deve ser o maior prédio construído em Moçambique longe do litoral)Dois postos de abastecimento com a mesma arquitectura (iguais a um outro que mostrei em Pemba), o primeiro no Mossuril (desactivado) e o segundo no Namialo. Soube há dias que foi o Arq. Craveiro Lopes (o mesmo que projectou a igreja da Polana em Maputo, filho do antigo Presidente da República) o autor destes projectos.Estrada, ladeada de cajueiros, que leva a Saua Saua.Três mesquitas: a primeira a cerca de 10...15 quilómetros das Chocas, a segunda a "Mesquita Central Chocas-Mar" e a terceira no Namialo.
No meio dos coqueiros esta é a picada (é só areia!) que leva à CabaceiraNo meio da areia e dos coqueiros um poço e... um banho ao fim dum dia de trabalho!
A Ilha de Moçambique vista da CabaceiraA entrada da ponte para a Ilha de Moçambique e o cartaz ao lado da mesma
Já em cima da ponte duas fotos do Lumbo: na primeira, para a direita, a praia e na segunda, para a esquerda, um "bairro" de casas de macute
Esta é a planta do algodão (algodoeiro?). Lançam-se várias semente à terra e, quando atingem mais ou menos o tamanho destas, são eliminados os pés mais fracos, deixando-se só um, o mais forte.
Vendedor com uma cangarra de caranguejos (cangarra - espécie de cesta de folha de coqueiro, feita à volta dos caranguejos)
Por do sol!

Ir para o Índice .

Sem comentários: