domingo, 20 de abril de 2008

Visita à Ilha de Moçambique em dia cinzento! (1ª parte)

Conforme me fui aproximando da Ilha de Moçambique o tempo "foi-se fechando". Estava um sol radioso à saída de Nampula, mas o céu foi-se acinzentando à vista do litoral! Paciência... Vou tentar aproveitar as "abertas" para mostrar um pouco da Ilha de Moçambique e mostrar também um pouco da minha tristeza por a ver tão pouco cuidada (abandonada!).
Desde o século X que há notícias de aportarem à Ilha navegantes/comerciantes árabes, localizando-se aqui um importante porto na rota do comércio na costa oriental de África. Depois da passagem de Vasco da Gama (1498), a importância da Ilha cresceu, sendo até 1898 a capital da "África Oriental Portuguesa", ano em que a capital passou a ser Lourenço Marques (actual Maputo). Entre 1750 e 1840 foi mesmo um dos principais centros do tráfico de escravos nesta região de África.
Declarada em 1991, pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade, os anos passaram e pouco se vê da tão anunciada recuperação (...eu, pelo menos, não vi!)... e há "coisas" tão fáceis de fazer... (são "só" menos de 3 Km de comprimento por cerca de 300...400 metros de largura!...). Onde se têm gasto os fundos que para a Ilha foram encaminhados?
Ao atravessar a ponte nuvens cinzentas cobriam a Ilha.Ao sair da ponte esta árvore e o banco maciço junto ao seu tronco continuam a dar-nos as boas vindas (se estivesse muito calor encontraria aqui dezenas de pessoas a gozar a sua sombra!). Quer a árvore, quer o banco eram conhecidos como sendo a árvore e o banco de MouzinhoLogo à chegada, aproveitando uns minutos sem chuva, deparo com uma manifestação (não cheguei a saber dos motivos da mesma...).
Mais à frente dois "portais": primeiro o da Capitânia e depois o da cisterna grande da Ponta da Ilha O Largo de S. Paulo, o Palácio dos Capitães Generais e a estátua de Vasco da Gama (escultura de Euclides Vaz)......rodando para a direita, em muito mau estado, a velha ponte cais (era por aqui que os visitantes, antes da construção da ponte, entravam na Ilha, chegados de rebocador do Lumbo!). Obra de diversas épocas, foi sofrendo sucessivas reconstruções, recuperações e prolongamentos (o último dos quais , feito de carris dos caminhos de ferro, em 1939, aquando da visita do Presidente Carmona!)......ainda no Largo de S. Paulo, dois candeeiros em ferro de Marselha......e duas vistas para o mar em frente.
A terminar esta primeira parte da minha visita à Ilha, o Hospital em duas fotos...
Ir para o Índice .

4 comentários:

Anónimo disse...

Sou natural da famosa Ilha de Moçambique, onde nasci no velhinho Hospital da Ilha a 7 Abril de 1945!
Vivi c/meus Pais e irmã em Iapala, ao longo da linha dos CFM, depois os m/Pais (enfermeiros dos CFM) foram transferidos para o Lumbo, onde vivi de 1948-1950, tendo depois ido para Nampula (onde aliás, tinha sido baptisado na bela Catedral) e onde fiz a 1ª até 4ª classe, de 1950-55. Lembro-me do grande incêndio do antigo Clube do Niassa, tinha eu 9 anos! Depois, fomos para LM onde estivémos até pouco depois do 25 Abril. Gostei das s/fotos da Ilha, onde brinquei em peqº junto ao coreto e junto à Capela da Fortaleza! Conheci a Praia das Chocas em 1949-50 quando lá nada havia, além de cantinas de monhés e palhotas de macuas, tudo boa gente! Onde posso conseguir 1 foto da antiga estação dos CFM do Lumbo? Um abraço e um obrigado deste macua português! José Campos josecamposcomet@netcabo.pt

africazores disse...

ola..o meu nome e Antonio Manuel Nolasco dos Santos, descendente de Antonio Augusto do Carvalhal Nolasco chefe do posto do Lumbo nessa altura anos 50 a 60 e gostaria de saber se alguem que esteve nessa altura la o conheceu...um abraco

josé amorim disse...

Para o José Campos e para o António Manuel Nolasco dos Santos, posso-vos responder aos vossos desejos. Nasci na Ilha de Moçambique em 1944. Vivi no Lumbo c/os m/pais,de 46 em diante.
É pena não ter contacto aqui do António Nolasco. Deixo-vos o meu contacto:José Amorim 931132772. Um abraço a ambos.

Portugalredecouvertes disse...

achei interessante partilhar o video qui encontrei sobre a ilha de Moçambique no tempo dos portugueses quando inauguraram a ponte nova em 1967. uma autentica romaria como em qualquer região do norte de Portugal, com o padre a benzer a obra, o desfile da banda dos músicos, os escuteiros, os carros alegóricos até um carro com uma casinha dos locais com o teto em palha? as rainhas do desfile, o fogo de artifício, os sinais de trânsito novos, e um grande número de carros á espera para estrear a ponte nova:
https://www.youtube.com/watch?v=pLXQ5TbNnHU

desejo as maiores felicidades ao povo de Moçambique e a salvaguarda das belezas desse país
Angela