quinta-feira, 17 de julho de 2008

Maputo - umas aqui, outras acolá...

Apesar das muitas, muitas fotografias que tirei e que por aqui fui mostrando (estão publicadas bastante mais de 1000!), muitas outras poderia mostrar e também muitas outras poderiam ter sido tiradas. Ficará para uma próxima?!...
Entretanto fiz uma antepenúltima selecção:
A iniciar, uma das poucas vistas nocturnas que tenho do Maputo: o 33 andares e parte da baixa vista do Hotel CardosoDo mesmo sítio, de dia e com um enquadramento diferenteDaqui foram tiradas as fotos anteriores, o Hotel Cardoso

Muito perto do Hotel Cardoso o Museu. Nos seus jardim um mural do Malangatana Valente e vários dinossauros... em betão!


A caminho da baixa o viaduto e o Marítimo. Na praia, para a esquerda do viaduto, e uma série de papagaios!

Na baixa, dois exemplos da antiga arquitectura

A Av. 25 de Setembro (antiga República) já com o piso novo (no centro irão ser colocados separadores para impedir o estacionamento e as inversões de marcha), mostrando depois, nesta avenida, os Correios, a Biblioteca Nacional e a Imprensa Nacional.


A cúpula da estação de caminhos de ferro (projecto do Eng. Gustave Eiffel)Saindo da baixa, a Monumental...Na esquina da Av. 24 de Julho com a Av. Albert Luthuli (antiga Luciano Cordeiro) o edifício de Sua Alteza Aga KhanNa Av. Eduardo Mondlane (antiga Pinheiro de Chagas) o edifício da Electricidade de Moçambique, EP (antigo SMAE). Daqui do cimo tinha-se uma boa vista para o SNECI (quem não se lembra dos hoquistas do SNECI?). Depois as instalações da Associação Mahometana, logo a seguir à nova mesquita e também com entrada pela Av. Ho Chi Min (antiga Andrade Corvo) que ocupa agora as que foram do SNECI. Mostro ainda placas de mármore comemorativas de diversos êxitos do SNECI.


O Hospital Central do Maputo (antigo Miguel Bombarda)
Frutas e flores: nas respectivas árvores a manga (ainda um pouco verde) e a mafurra, depois uma rosa e, por fim, o que em Moçambique chamam a flor da água de colónia (corta-se o pé, vira-se, aperta-se ligeiramente e... pinga um liquido perfumado!)



Ir para o Índice .

2 comentários:

Amizade disse...

Tudo tão direitinho e tão bem explicado, é mesmo o recordar...!Os nomes actuais das ruas eu não os conheço mas assim já é fácil poder associar.

Anónimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David