terça-feira, 22 de julho de 2008

Pela região do Sabie

Regressado à República da África do Sul "estaciono" uns dias na região do Sabie......onde pretendo dar uns passeios, já que me falaram do muito que há aqui para ver. São as paisagens extraordinárias, as inúmeras cascatas e rios, os vales, o canyon, as pessoas, o artesanato... No meio de uma floresta, à beira de um rio, eis o local onde fiquei instalado - o Sabi Star Chalets

Para iniciar o passeio por estas paragens começo por mostrar a Lisbon Falls, a cascata mais alta da região - 92 metros!Estas também têm nome de capital europeia - Berlin Falls - têm 45 metros de altura!
A primeira grande corrida ao ouro na África do Sul iniciou-se no vale de Pilgrim's Rest quando em 1873 o local foi declarado oficialmente campo aurífero. Antes do fim daquele ano já ali havia 1500 pesquisadores de ouro e 4000 concessões! A pequena povoação de Pilgrim's Rest transformou-se assim no centro social dos garimpeiros, "estatuto" que manteve até 1972, altura em que é encerrada a última mina em exploração. Foram depois restaurados todos os edifícios (construidos de madeira e zinco) e concessionados para diversas actividades turísticas, o que transformou a povoação num verdadeiro museu vivo.



Uma verdadeira janela de Deus é esta Gods Window ! Daqui de cima tem-se uma vista deslumbrante! Marcante nesta paisagem o Pinnacle e a paisagem propriamente dita.
Situadas no rio Mac-Mac, estas cascatas caiem de 65 metros de altura, são as Mac-Mac Falls... ...que originalmente só tinham um "braço" de água, mas os mineiros, durante a "febre" do ouro, com dinamite, rasgaram o segundo braço. Embora não parecendo é nesta paisagem que começa o Blyde River Canyon, o terceiro maior canyon do mundo (o primeiro é o Grand Canyon nos EUA e o segundo o Fish Eagle Canyon na Namibia)
Umas duas centenas de metros abaixo da cascata assinalada na foto anterior (e que também está assinalada na foto seguinte) a paisagem modifica-se profundamente......cascatas como esta cortaram a rocha durante milhares de anos, criando......braços de rio como os que mostro a seguir e...
...os buracos/caldeirões (potholes, em inglês) que deram origem ao nome deste local - Bourkes' Luck Potholes (o mineiro Tom Bourke encontrou por aqui uma pequena quantidade de ouro)
Alguns quilómetros depois outras vistas do Blyde River Canyon onde se destaca o verde da vegetação e o vermelho da terraEstas formações rochosas são conhecidas como Three Rondawels
...este passeio termina no rio Sabie de que mostro uma das cascatas

Ir para o Índice .

1 comentário:

Anónimo disse...

Que coincidência!Estive recentemente, há 8 meses, nos mesmos locais e tirámos fotografias muito idênticas. Tive pena que God's Window estivesse como habitualmente nublado e não desfrutassemos duma vista tão bela. Locais paradisíacos.
Parabéns pelas profissionais reportagens.
Uma Moçambicana residente no Concelho de V.N. de Gaia!