quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nampula - Feira do Pau Preto

Aos domingos, desde há muitos anos, em Nampula todos os caminhos vão dar à Feira do Pau Preto! Começou por se realizar no jardim em frente à Catedral no início dos anos 60 do século passado e nessa altura na feira quase só se encontravam artigos em pau preto, pau rosa, pau ferro, marfim e pouco mais...
Depois (não sei a partir de quando, mas em 2000 já aqui se realizava) a feira passou a realizar-se nos terrenos que ficam em frente do Pavilhão do Ferroviário, e aqui, para além do pau preto, passou a comercializar-se tudo, mesmo tudo! Camas, arcas, colchões, panelas, roupa, sapatos, fardas para as escolas, cestaria, portas, janelas, pilhas, ferramentas, vídeos, rádios, capulanas, rendas, CD's, mobílias,... e, claro, pau preto!
Mais recentemente a feira passou a realizar-se nos terrenos junto ao estádio e na Av. Eduardo Mondlane (antiga José Cabral). Nesta avenida a feira começa praticamente no Museu e vai por aí abaixo até acabar a via dupla asfaltada, ocupando o passeio do lado esquerdo de quem desce, grande parte do passeio central e envolvendo mais ou menos metade da área que circunda o estádio.
Vindo do bairro que fica atrás do Museu aproximo-me da feira... ...já em plena feira......e vista tirada da Av. Eduardo Mondlane.Descendo a avenida, em frente ao Sporting...... junto ao cinema Moçambique...... em frente à Escola Secundária (antigo Liceu Gago Coutinho)...... pela avenida abaixo (a Serra da Mesa ao fundo)...... e quase no fim da dupla faixa da avenida.Aqui tudo (ou quase tudo) se vende: mobílias,......camas,......colchões,......panelas de alumínio fundido, fogões a carvão,......roupas,......mais roupas,...
...perfumes, relógios e lacas,......sapatos,......rendas,......vassouras,......raízes para a elaboração de medicamentos e produtos de beleza, metades de cocos para puxar o lustro aos soalhos encerados,... Também não falta comida: aqui, ao fundo, amendoim e pão e à frente artigos de plástico......e outros pitéus.
E... finalmente, o que deu o nome à feira: o artesanato em pau preto
Ir para o Índice .

3 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Muiográfico. parabéns ! Voltarei para ver mais novidades.
Saudações Florestais !
Silvana Nunes/RJ
http://www.silnunesprof.blogspot.com

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Muiográfico. parabéns ! Voltarei para ver mais novidades.
Saudações Florestais !
Silvana Nunes/RJ
http://www.silnunesprof.blogspot.com

tacques disse...

Gostei muito da feira voltarei para ver as novidades -Florianopolis /SC