Tutelado pela Universidade Eduardo Mondlane tem como objectivo proporcionar informação naturalista e etnográfica. A informação naturalística (só parte desta irei mostrar) é dada através da exibição de espécimes de natureza zoológica, por via de regra inseridos em cenários simulando os naturais.
Entre as suas colecções, destaca-se a colecção zoológica que tem expostos embalsamados grande variedade de mamíferos (200), aves (10 137!), insectos (176 527 !!!), invertebrados (1 250) e répteis (150). Dentre os exemplares expostos é de salientar uma colecção, provavelmente única no mundo, de fetos de elefante desde um mês até aos 22 meses.
(O texto acima é um resumo/adaptação livre do prospecto do Museu)
A fachada principal do Museu

Vista lateral
Uma janela
A entrada
Um dos dinossauros (moldados em betão) existentes nos jardins do Museu
A fachada principal do Museu
Ir para o Índice .
10 comentários:
Ficaram ótimas as fotos no museu!!!
OLá AMigo,
Muito boa a reportagem,
você teria o e-mail do responsável do Muzeu ou alguém que trabalha lá?
Abraços,
José Leite.
Não tenho qualquer contacto, mas sei a morada:
Av. Travessia do Zambeze, 104
Caixa postal 257
MAPUTO - MOÇAMBIQUE
Telef. 2581491145
Fax 2581490879
Um abraço
Acho que a reportagem está optima, no entanto falta a referência ao artista que muito contribuiu para a existencia de todas essas belas peças de museu.
O senhor meu bisavô, Peão Lopes.
Consideravelmente, Tatiana Peão Lopes Ladeira.
Bom dia!
Nasci em Lourenço Marques e o meu bisavô Adriano Moreira é um dos muitos indivíduos que contribuiu com exemplares embalsamados para este museu. Gostaria de o visitar um dia!
Trabalhei em Moçambique e visitei várias vezes este museu. As fotos estão perfeitas, amei reviver este "pedacinho" do meu passado!
Os meus parabéns pela excelente qualidade das fotos; faltou mostrar imagens das outras salas do 1º andar! Sou natural de Moçambique e lembro-me de visitar este Museu (na altura, Àlvaro de Castro), em 1952, tinha eu 7 anos e depois, já como adolescente e adulto, visitei-o várias vezes quando vivia em LM; mas, além dos dinossáurios em betão, que mais foi feito de NOVO nestes últimos 38 anos? Um abraço pelo seu trabalho! José Campos
Oi eu Sou a Fligencia, e tambem ja visitei muito este Museu. Com o meu Pai e depois com a minha turma do ensino primario e por ai fora.
Gostava de um dia amostrar tambem a minha fikha como um dia meu Pai me levou a conhecer.
Gotei de ver as fotos e amei muito o vosso trabalho, continuem divulgando o que de melhor temos por este vasto Pais.
O Senhor meu bisavô de seu nome Alberto Peão Lopes, Taxidermista. Foi o responsável por essa colecção da "gestação do elefante" jóia museológica de África, tendo feito tudo praticamente sozinho, foi um trabalho de uma vida...
Atentamente,
João Dias
Enviar um comentário