segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Maputo - vistas "quase aéreas"...

Este é o último post do Maputo antes de rumar ao Norte (mas quando voltar... há mais!). Subi ao terraço do edifício que é conhecido como o 33 andares e de lá tirei umas dezenas de fotos, mostrando a seguir uma "selecção" das ditas. Poderão ver-se ampliadas "clicando" em cada uma.
Centrando a primeira foto na Praça da Independência (ex-Mouzinho de Albuquerque), vê-se a Catedral, a Câmara, o prédio onde a TAP tinha os seus escritórios (bem característico com a sua parede colorida), o Gil Vicente (quase não se vendo),......rodando para a esquerda, em direcção da baixa......um pouco mais... e eis uma vista para a Av. 25 Setembro (ex-República). Ao longe, junto ao Bazar, o edifício do BIM e outros que marcam esta avenida...
...mais um pouco e eis a Fortaleza, o edifício onde a Universidade iniciou o seu funcionamento, o prédio John Orr (continua a chamar-se assim, sendo aqui que funciona o BCIFomento), o Banco de Moçambique (ex-BNU), etc.
Voltando à Catedral e virando a objectiva para a direita, em direcção à Polana, começamos por ver, em primeiro plano, o Jardim Tunduro (ex-Vasco da Gama), a Rádio Moçambique (ex-Rádio Clube de Moçambique),...
...aqui a Av. Vlademir Lenine (ex-Augusto Castilho)...
...e depois cinco fotos até às Torres Vermelhas (não incluídas)Virando-me agora para o mar, uma foto da Catembe......e apontando para baixo, o Maputo Shopping Centre, do Grupo MBS (do empresário de Nampula, Momed Baschir Suleimane) ... ...continuando, a outra ponta da Av. 25 Setembro, vendo-se edifício do Conselho de Ministros (ex-Fazenda), o Ministério dos Negócios Estrangeiros, os terrenos da FACIM,...
...rodando mais um pouco vê-se um conjunto de novas construções (Hotel Avenida, MCel, Vodacom, Televisão de Moçambique, etc.) e ao fundo as Torres Vermelhas......voltando a apontar para baixo: as instalações desportivas do Maxaquene (ex-Sporting Clube de Lourenço Marques)Esta série de fotos "quase aéreas" vai terminar com três fotos, tiradas de menor altitude. Estas são as vistas a partir de um terraço (prédio de 8 andares) perto da Praça do Trabalho. São vistas tiradas de outro ângulo, em que as "novidades", relativamente às anteriores, é que se vê o 33 andares e a Mesquita da baixa.Ver também Maputo - segundas vistas "quase aéreas"...

Ir para o Índice .

39 comentários:

Anónimo disse...

Olá João

Andei a passear pelo teu blog, que belas fotos de Lourenço Marques e praias. Mas meu amigo, estou desejosa que partilhes as fotos de Nampula, Ilha, Nacala, Chocas e de todos os cantinhos do nosso Norte.

Obrigada e continua meu amigo.

Beijinhos
MizéFernandes

César Morais disse...

Grande Abraço João Taborda

Um ESPECTÁCULO de fotos de Maputo.

Já nem precisamos de lá voltar!!!!
Máquina óptima. Lentes e Objectiva superóptimas e FOTÓGRAFO... O MÁXIMO. Obrigadérrimo. E pelas ampliações tornadas possíveis.

Numa das fotos até está a "Flat" onde morei com a minha Cara-Metade e onde nos nasceu o primeiro filhote.
Um ABRAÇÃO e OBRIGADO.
ReisMorais
PS. Se for a Inhambane e a Quelimane, cá estarei "à coca"!

Anónimo disse...

Obrigado por partilhar estas fotos com os Coca-Colas!!!

Fico à espera de mais...

Kanimambo!

Ana

Anónimo disse...

Caríssimo, as melhores saudações e parabéns pelas magníficas fotos de Maputo. Um primor de qualidade e bom gosto. Ah, se por acaso passar pelo Xai Xai...
Já estou à espreita!
Continuarei a viajar por este blog. Muito agradável, bem desenhado e.... com aquele sabor moçambicano inesquecível!
helderfernandoo@gmail.com

Anónimo disse...

Carissimo,

De ti so podia esperar esta maravilha. Continua que cá estamos para apreciar o que de bom existe no nosso Querido Moçambique.

Medina

flores umbelina disse...

Adorei ver L.M. (Maputo), que maravilha, Moçambicana como sou, vou aguardar com anciedade as fotos de Quelimane (onde Nasci) e Nacala onde vivi os últimos anos.
Beijos e muito obrigada

Flores Umbelina

Anónimo disse...

Fotos fantasticas!
Parabens

Anónimo disse...

Ola boa tarde,foi muito bom entrar neste site e ver as lindas fotos da cidade de Maputo deu para matar saudades, gostaria de ver maravilhas da minha cidade Pemba e a transformaçao que a cidade se transformou.

Bjos a todos Moçambicanos
Vania Correia

Alberto Oliveira disse...

Embora numa passagem apressada,gostei de saber que um companheiro de viagem é um blogger como eu.
Parabéns!

Anónimo disse...

Olá João.
Estava a navegar pela net e dei com o teu Blog.
Parabéns.
Fizestes um trabalho lindo.
Consigo saltar para a foto e imaginar-me lá.
Beijo.

isabel/carla disse...

E que tal colocar algumas fotos da matola?

Anónimo disse...

criei-me na Zambézia,Quelimane, mas vivi em ex-LM dos 19 aos 24 e esta minifotorreportagem alimentou-me a alma.A possibilidade de ampliar as fotos fez-me parecer estar eu mesma ali no lugar do fotógrafo.
Um abraço.
Gabi

Anónimo disse...

Olá João
Ver a nossa querida terra é sempre um prezer,obrigado por estes momentos de felicidade.
Beijinhos
Odilia

CAJU disse...

Parabens Amigo pelas belíssimas fotos de Maputo. Se passar pela Beira e por Chimoio (ex Vila Pery)
ou Manica (ex Macequece) mande umas fotos para matarmos saudades de terras onde vivemos desde 1937 e onde nos nasceram 10 filhos...
Juthylde e Carlos Palhinha

DINIS MARQUES disse...

Olá amigo. Não nos conhecemos, mas adorei ver as fotos. Não nasci em Moç. mas estive 20 anos em LM, onde passei a minha "juventude" já que vivi lá dos 15 aos 35 anos, ou seja: dez anos antes da Independência e 10 anos depois e agora tudo o que diga respeito àquela terra me encanta e me deixa nostálgico. Aproveito para dizer que gostava de encontrar malta que frequentava a Pastelaria Suiça e também os Radiots da 2ª de 70.
Obrigado. Segue o meu email:
amigodinis@gmail.com
Cumprimentos
DINIS MARQUES, O Bebé ou D'artagnan

Anónimo disse...

Olá "Conterraneo"
Nasci em Lourenço Marques. Adorei estas fotos.
Obrigada por reviver alguns anos que lá vivi.
Vou estar sempre atenta ao s/blog.

Kanimambo!!!
Anita Feiteira (Póvoa de Varzim)

Anónimo disse...

Apesar de ter passado apenas 7 anos em LM - Maputo a paixão por Moçambique ainda subsiste, sou casada com um coca-cola.
Obrigada pelas belíssimas fotografias que nos mostra.
Marília

Anónimo disse...

Olá, gostei imenso do seu blog e desde já os meus parabéns pelas magníficas fotos de Maputo. Um primor de qualidade. E, se por por acaso passar pela Ilha de Moçambique - essa ilha do meu coração -, cá fico à espreita de ver algumas imagens.
Até breve
APG

Anónimo disse...

Olá!Estive no Maputo em 2006,depois de 32 anos....
As fotos estão excelentes,mas o mais importante é que colocaste o nome atual e o ex-nome das ruas...tive e as pessoas que moram lá, já têm dificuldade em lembrar o ex-nome.Gostei!Obrigada!
Isabel Delgado

Fernando Dias disse...

Caro amigo como moçambicano que visitou o seu pais ao final de 30 anos de Portugal, saudo a sua iniciativa de ajudar a matar saudades da nossa querida e saudosa Lourenço Marques, assim era quando nasci e para sempre vai ser, um abraço e saudaçoes

Anónimo disse...

Adorei as imagens da terra onde vivi durante 10 anos (1969/1979..
A qual nunca esqueci nem esquecerei..


António Vieira

Unknown disse...

Olá João

Adorei as fotos da minha unica terra,terra onde nasci e vivi desde 64 inté 74.si calhar nao te lembras di min pois eu era um mufana!ao contrario de qualquer labrego aqui da terra das couves que vai a terra todos os meses eu ja nao vou a minha a 34 anos!ESTA PARA BREVE E TALVEZDE VEZ.OBRIGADO

ZE FERREIRA

gdec - Geraldes de Carvalho disse...

Voltei lá há três ou quatro anos -depois de vinte e tal de ausência- e que transformação !
Agora me parece que ainda se transformou mais. E que saudade me deixam as suas magníficas fotografias .
Tenho de voltar...
Muito obrigado
Geraldes de Carvalho

gdec - Geraldes de Carvalho disse...

Voltei lá há três ou quatro anos -depois de vinte e tal de ausência- e que transformação !
Agora me parece que ainda se transformou mais. E que saudade me deixam as suas magníficas fotografias .
Tenho de voltar...
Muito obrigado
Geraldes de Carvalho

AlbertoLopes disse...

Cresci na Ilha (1953-1964).
Alguem dos meus tempos por ai?
Sou dos fortunados. Vou a Mocambique pelo menos uma vez po ano.
Em Dezembro; Maputo, Bilene, Chidenguele and Tofo. Nao posso esperar.
Saudacoes Mocambicanas.

Alberto

Anónimo disse...

É sempre com muitas saudades mas também alegria que revejo alguns locais da terra que me viu nascer. Por isso, o meu muito obrigado por nos ter proporcionado um desses momentos

Anónimo disse...

Amei de paixão todas as fotos de Lourenço Marques, estamos tão longe mas tão perto no coração, jamais esqueceremos aquela terra, muito e muito obrigada por tão boa reportagem fotográfica.

Rosette Feiteira(Póvoa de Varzim)

Anónimo disse...

Caro Amigo,

Adorei o blog que me trouxe tantas saudades na terra onde vivi desde 1944. Era a minha terra onde cresci, estudei, casei e tive os meus filhos.
So gostaria de fazer uma pequena observacao. Na 15a. foto, as instalacoes do composto desportivo que mostra, eram do Clube Desportivo de Lourenco Marques, e nao do Sporting. La passei grandes e boas tardes nos tempos em que Elsa Meira Ferreira, Graca Paiva, Regina Veloso, Lisboa, Eduardo Branco, e tantos outros, nos deram tantas alegrias.
Adorei, e ca fico sempre a espera de ver mais e mais.

Um abraco.

Mena Veiga

Teresa Remédios disse...

Adorei estas fotos pois nasci em Moçambique e tenho saudedes, ver fotografias de uma cidade tão bonita é regredir no tempo e sentir uma forte emoção.
Obrigado são lindas.
Beijinhos
teresa

Anónimo disse...

Olá
Foi uma satisfação ver fotos de Lourenço Marques terra onde nasci, apesar de ter mudado de nome será sempre Lourenço Marques..
Vivia perto da pastelaria Suiça,e recordo que andei na Escola Primária junto ao jardim 28 de Maio.. Pouco ficou, mas boas recordações

Agradecida
Beijitos
Carmen Julia

Dado disse...

Tenho pena de nunca ter tido a possibilidade de ir a Moçambique. Com a idade que tenho já será dificil, mas a esperança ... nunca morre

Unknown disse...

Que belas imagens da nossa querida L.M., pois passei uns bons e belos minutos a recordar e mentalmente transportei-me para lá.
Obrigado por este bocadinho, continua que nós agradecemos.

Um abraço,
Toni Galvão

Anónimo disse...

Olá João,tive o previlégio de ver as tuas fotos,maravilhosas.Mas estou também ansioso por ver as fotos de Nampula minha querida Terra,onde convosco aprendi a viver e ser Homem.A todos vós raparigas e rapazes o meu muito OBRIGADO.Sou um MACUA de raça.
Até breve,
Licínio

Anónimo disse...

Muito Obrigado,por este pedaço de Terra de que tenho tantas saudades! Bem Haja!"minha terra tem Palmeiras aonde canta o Sabiá,não permita a Deus que eu morra sem que volte para lá..."

Bruno Alvim disse...

Olá João..
Vivi em Lourenço Marques vinte(20)anos, dos 4 aos 24 anos, quando regressei a Portugal com a familia.
Ver denovo essa terra através das tuas excelentes fotos, é um previlégio e uma sensação de grande saudade (impossivel de descrever).. Vou adicionar o teu blog, para poder acompanhar o teu trabalho, do qual também partilho ( apesar de ser sómente um amador).. Um grande obrigado e continua meu amigo..

Um abraço

Bruno Alvim

carlost disse...

aqui nasci,....e a aqui quero morrer.
vivi na 24 julho .os meus pais eram donos do " carioca". Se alguem tiver fotos da minha "rua"...., eu ficaria eternamente agradecido.
carlost@netvisao.pt

carlost disse...

joão:
a proxima catembe..., vai por ti amigo.
ha pequenas coisas que nos dizem muito

Sara Morgadinho disse...

Kanimambo pelo teu blog . Está maningue chonguila . Sou Sara Morgadinho , estudei na escola Sá Sepulveda e no Liceu D.Ana .Gostava de reencontrar antigos colegas . Deixo aki o meu mail smorgadinho@sapo.pt
Até amesuco uéna
" Quem naceu em África não pode morrer sem ver as Palmeiras » Lourenço Marques Pérola do Indico
Sara

Anónimo disse...

OPBRIGADO POIS ESTOU VIVO PARA VER A CIDADE DO FEITICIO ...NASCI LA CRIEI ME LA FOI LA KE PASSEI A MINHA INFANCIA..E FOI LA KE ACORDEI UM DIA ..E FOI UM SONHO KE NAO KERIA ACREDITAR ..KE VAI TE EMBORA...MAS MONTES DE SAUDADES DA MINHA JUVENTUDE DO CINEMA DA MEIA NOITE NADAR NO DRGAO NO VERAO AS 1 DE MADRUGADA.A AMALTA DE MOTA DO ZAMBI PARA OS BAILES..NO CANPING COM AMALTA ATRAS DAS SUL AFRICANAS..MEMORIAS ..MEMORIAS..

BAILE NO DOMINGO NOS VELHOS COLONOS..A FAMOSA RUA ARAUJO. O SHEIK ..TANTA PARODIA...OBRIGADO PELAS MEMORIAS..OBRIGADO ..SE NAO FOSSES TU JA NAO ME LEMBRAVA SO TINHA MEMORIAS...OBRIGADO
ANTHONY ALPOIM.(ZE-TO ) VIVO EM LAS VEGAS .NEVADA U.S.A
NO ..OUTRO..LADO...DO...TEMPO