quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Pelas ruas do Maputo - II

Mais um passeio pelas ruas de Maputo e mais uma série de fotografias. Ainda não vou mostrar as ruas e avenidas (em Pelas ruas de Maputo - III irei mostrá-las), mas algumas recordações da minha adolescência e "coisas" novas que entretanto surgiram.
Começo pela Igreja de Sto. António da Polana (a que por malandrice chamam espremedor de limões!...). Continua a ser um ex-libris da cidade!Não muito longe o bonito edifício do Instituto de MeteorologiaE, a caminho da baixa, na Av. Patrice Lumumba (ex-Brito Camacho), o "recuperado" e caracteristico Hotel Girassol (visto da baixa)
À Camâra parece que os anos não pesaram e, um pouco mais abaixo, na esquina, o Centro Cultural Franco-Moçambicano instalado no antigo Hotel-Club (ao longe, parecendo tão perto, o Edifício 33 andares) até rejuvenesceu! Descendo mais um pouco na Av. Samora Machel (ex-D. Luiz I), mais ou menos em frente ao Gil Vicente a Casa de Ferro
Na Av. 25 Setembro (ex-República) um estabelecimento que se poderá considerar "o império das capulanas" a Casa Elefante. Seguem-se as fotos, também na baixa, de dois prédios caracteristicos: o Lusitania e S. Jorge.Em plena baixa, muito perto do Hotel Tivoli, o novo centro comercial de MaputoTambém novo é o edifício do Ministério dos Negócios Esrangeiros, junto ao mar, ao lado do edifício do Conselho de Ministros (ex-edifício da Fazenda)Pela marginal passo pelo Clube Naval, pelos novos Casino e Hotel Holiday Inn... ... e chego ao Restaurante da Costa do Sol, onde se continua a comer dos melhores mariscos...Regresso à alta e mostro, na Av. Eduardo Mondlane (ex-Pinheiro de Chagas), o Fabião do Alto Maé (agora transformado em Banco) e a Nova Mesquita

Dos cinemas do "meu tempo" faltavam dois: o Avenida (na Av. 25 Setembro, ex-Av. da República) e o Charlot (antigo Infante, na Av. Eduardo Mondlane - ex-Pinheiro de Chagas), aqui estão!
A terminar este post, uma foto de um edíficio que tenho a certeza poucas pessoas conhecem, mesmo aquelas que viveram/vevem há muitos anos em Maputo: uma sinagoga na Av. Tomás Nduda (ex-Rua General Botta), mesmo ao lado da Escola Comercial! (durante a maior parte do tempo funciona como jardim escola).
Interior da Sinagoga
Ir para o Índice .

8 comentários:

Anónimo disse...

O actual "Charlot" - Infante - é na ex-Pinheiro Chagas, hoje E. Mondlane, muito próximo do velho Dispensário de Sta.Filomena e mesmo ao lado do Stand Sta. Maria - Sá & Esteves, Lda..

Anónimo disse...

Aquele que designa por "Hotel Avenida" era bem o velho "Hotel-Club".

adrobat disse...

Realmente houve aqui duas falhas, e às tantas não serão únicas! Obrigado pela chamada de atenção! Agradeço que me apontem os erros e/ou omissões. Já fiz as correcções. Um abraço

Anónimo disse...

No Edifício Lusitânia funcionou o extinto "L.M. Bazaar" e depois a "Decorama".

César Morais disse...

Adorei (de tudo... muito), mas esta da Sinagoga, fez-me lembrar que até cheguei a andar no seu telhado... quando estava no 1º ou 2º ano do velho Liceu 5 de Outubro (depois Escola Comercial). Morava na 24 de Julho ali ao pé. E ia pelos telhados e árvores (já frondosas então) até à Coronel Galhardo e à Gen.Botha... juntar-me à "malta"... e tantas vezes que "bricámos" ao "agarra"... nas copas daquelas árvores... Com o Rodrigo Tudela e o Manel Cara-Suja...
Bons tempos os da nossa mocidade...
Obrigada João Taborda
Venham mais!!!!

Gruta Na Lua disse...

Nesta cidade maravilhosa, que eu chamava de : cidade Jardim, passei os melhores dias da minha vida. Voltei la em 1999 (sózinha), sai com casa cheia, e..o que parecia inorme ( antes de conhecer Lisboa), achei pequeno.. diferente..mas..eu voltava a viver lá.
Te Amo LOURENÇO MARQUES
Obrigada pelas fotos

Anónimo disse...

I leave a leаve а rеsponse when I аpρrеciаte а aгtіcle on a blog
oг I have somеthіng to valuаble to
сontгibute to the сonѵersatiοn.
Іt іs caused by the sіnсerness displayed in the artiсlе I read.
Anԁ after thіs post "Pelas ruas do Maputo - II".
I was mοved enough to poѕt a thοught :
-) I dο havе ѕome questions for you if it's allright. Could it be simply me or do a few of the comments appear like written by brain dead visitors? :-P And, if you are posting on other sites, I'd like to keep up with yοu.
Wοuld you list eѵeгy one of your soсial pages like your linkedin profile, Facebοok pаge or twitter feеd?
Feel free to visit my page ; meladerm lotion

yolanda disse...

Por acaso existe alguma fotografia da casa na General Botha 32 A ( actual Tomás Nduda )?
Obrigada
Yolanda Salbany