quinta-feira, 12 de junho de 2008

Flores, frutos e... ninhos

A abrir duas flores singelas, muito bonitas, muito abundantes em Nampula e dum modo geral em todo o País, ...parecem da mesma família, mas lamento não saber o nome das mesmas!...
Não sabia! Agora já sei! Seguindo as indicações do José (a quem agradeço a informação), em comentário a este post, informo que a planta a que pertencem as flores se chama Plumeria (nome comum Frangipani). São originárias da América Central, Máxico e Venezuela.
Depois a flor de uma palmeira nas Chocas......e como se chama esta árvore? (primeiro pormenor das flores e depois a árvore)
Chama-se Acácia Vermelha (obrigado José!).
A seguir uma outra flor: a flor do cajueiro, segue-se umas folhas viçosas da mesma árvore e o seu fruto constituído pelo pedúnculo floral ou pseudofruto (a maçã, muito sumarenta e deliciosa!) e o fruto propriamente dito (a castanha de caju). Quatro frutas muito saborosas e todas elas de produção biológica!
Manga (aqui um vendedor de berma de estrada, no Namialo), deliciosas!...
...Ata, ainda na árvore...
...papaias bastante verdes......e banana e a sua flor (o cacho ainda está no início)
Cactos e os seus frutos - os figos do diabo!Um fruto de que não sei o nome!... (à venda nas Chocas). Não sabia! Segundo o comentário deixado por Alfredo (ver abaixo) o fruto chama-se matiele (consultei o Google e não encontrei confirmação... nem negação! Haverá quem dê mais alguma pista?) A terminar uma árvore carregadinha de frutos, perdão, de ninhos! seguem-se duas fotos de dois dos seus construtores - tecelão de dorso malhado (espero que seja este o nome!...)
Ir para o Índice .

9 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde,
tive conhecimento do seu blogue através do Elos de Moçambique, fui dar uma olhada e gostei.
Relativamente às flores de que não sabe o nome são de uma planta chamada Plumeria (nome comum Frangipani) originária da América Central, Mexico e Venezuela. Há bastante informação no google e wikipedia.
A árvore é uma Acácia Vermelha, que existe em grande quantidade em Maputo e em Benguela (agora Namibe).
Continue a postar comentários e fotos, é óptimo para os Moçambicanos como eu matarem saudades.
Obrigado
José Boavida

Anónimo disse...

um fruto que esta na imagem chama se matiele comi muitos em angoche que saudades alfredo santos

Anónimo disse...

O tecelão da imagem é o "tecelão de cabeça preta" (Ploceus melanocephalus).
Existe em Portugal continental, como espécie exótica, em pequenas colónias formadas a partir de fugas de cativeiro. Tenho observado e fotografado alguns exemplares junto a uma linha de água, nos caniços de Vilamoura.
João G. Marques

Iracema Soares disse...

A minha vida foi praticamente vivida no mato, conheço Moçambique de Norte a Sul. As suas lendas, o cheiro da terra, tudo continuo a recordar.As suas belas imagens vão servir de inspiração para as minhas futuras telas, sou pintora plastica. Parabens por mostrar essas maravilhosas imagens e as trazer a nossa memória.
Obrigada e parabéns
Iracema Soares

Worldphototravel disse...

Como o José Boavida já disse, a flor é do Frangipani. Como também esteve na Índia, deve ter reparado que usam muito esta flor nas oferendas nos templos Hindus e Budistas.
Adoro ver e rever a sua foto reportagem.

Anónimo disse...

Caro amigo
A fruta que não sabe o nome em questão no sul de Moçambique é chamada Matacamela, ou Malocomela.

marianaluabo disse...

Olha o fruto que chama matiele parece bem o canhu, da familia da amarula...

marianaluabo disse...

Olha o fruto que chama matiele parece bem o canhu, da familia da amarula...

Unknown disse...

O fruto chamado matiele matacamela ou malocomela é um fruto de lianas que tem o nome de género Landolphia por exemplo da espécie Landolphia kirkii,e é muito bom para fazer sumo com a plopa que envolve as sementes. https://en.wikipedia.org/wiki/Landolphia_kirkii